terça-feira, 11 de maio de 2010

O meu amigo Nicasio

Então, continuando pela estrada BR 473, cada vez mais perto de Aceguá.
Estava louco para ver o meu tio Joaquim, a minha tia Rosa.
Mesmo que a saudade maior era do meu amigo Nicasio, que de pequeno me ensinou tomar leite direto das tetas da vaca, a laçar, a usar uma velha boleadera e várias outras atividades do campo.
A sua verdadeira profissão era de Guasqueiro, ou seja, confeccionava cordas em couro cru, uma velha tradição.
Mas era o braço direito no sitio, ou já foi, pois já devia de estar velhinho, há muito que não o vejo.
Ele sempre foi cheio dos ditados, lia muito e nem apresentava alguma cultura se o julgássemos pela aparência.
Era magro que nem cachorro de peixeiro, criado a sabe-sei-lá-o-quê.
Chegando na Pousada dos Tropeiros, de longe o vi, impossível de confundir essa sua imagem, com bombachas largas e suas esporas.
Foi um encontro incrível, demos um grande e saudoso abraço, perguntamos pela vida, a família, pela saúde, o trabalho.
Até que em fim, não tem nada mais gostoso do que amanhecer na querência acompanhado de um amigo e companheiro.
Depois de passada nossa surpresa e alegria do encontro, nos sentamos a tomar um vinhocinho da região, ótimo mesmo.
Relembramos velhos tempos e até perguntei pro Nica:
- Me diz velho, vc não nasceu aqui no rancho né?
É verdade que vc é da cidade do Pau Grande?
-É verdade, sou pau-grandense mesmo, vim pra cá de moço.
E devido á afinidade e confiança que tinha com ele, até perguntei:
Me fala, como que é tudo por lá, é tudo grande mesmo?
-Guri, nem te conto nada!!!
-Conta sim, quero saber algo
-Bem tu já viste homem do pé grande?
-Sim, conheci pessoalmente o Maguila e sei que ele calça 46
-Isso é pé de piá lá em Pau Grande, lá é de 60 pra cima.
-Nossa, me conta Nica!!!!!
Olha os cara tem um pezão tão grande que quando morrem ficam de pé e alguém tem que vir para empurrá-los.
-Vc está exagerando!!!!!
Conta-me, vais sempre pescar na lagoa?
-Vez que outra vou incomodar ou alimentar as traíras.
-E o teu irmão, aquele que era mais calado que uma parede?
-Calado mais safado, foi morar numa zona lá em Bagé
Afastou-se tanto de Deus que o Diabo deve ter-lhe emprestado o cavalo e as esporas para fugir.
-Cara, que horror, vc deveria lhe dar um banho de água benta pra ver se muda.
-De que água tu estas falado guri? Daquela que o padre esparge?
Essa não é a verdadeira água benta e sim a que é destilada dos olhos dos arrependidos.
E ele está longe de se arrepender.
Parece mais um marinheiro que lança ao mar os seus pertences em uma tempestade, ansiando novamente por eles quando chega à bonança.
Meu amigo, mas que noticia eim?
Vc me deixou que nem preto em baile de branco, calado, mudo e sem ter o que dizer,
fiquei assim só apreciando a dança e os comentários.
Nesse preciso instante o Nica deitou um cigarro de palha nos beiços e me perguntou:
-Tu apitas?
--Não obrigado, já parei.
-Olha pitar não é bom mais tem uma vantagem, tu sabes de que vais morrer.
-Olha, prefiro não saber
Me conta Nica, vc já trabalhou em outra estância?
-Sim, lá no Tarumãs, quando era moço
Eu não tinha experiência, o patrão me destratou um dia, fiquei mais bravo que touro laçado pelas bolas, estava apeado de minha montaria, quando montei de novo e decidi resolver à moda gaúcha, sai na galopada de peito limpo, rasguei a cerca de arame farpado sem sentir coceira sequer, cheguei perto do patrão, só que tropecei com uma raiz a flor da terra e cai de bunda por sobre um tronco oco onde uma colméia de abelhas bravas há muito faziam morada.
Até lá só restou rezar e esperar que a vida me reserva-se uma sorte melhor.
Sabe como que é guri, quando urubu anda de azar, não tem pau que agüente.
-Sim e daí?
-Daí que me mandaram embora e fiquei mais liso que sovaco de sapo.
-Pois é Nica, às vezes não podemos evitar que os pássaros da dor, da angustia, do desespero voem sobre nossas cabeças.
-É mesmo guri, mas devemos evitar que façam ninhos.
-Pôxa cara vc tem boas explicações para tudo, não viveste a toa né?
E isso que vc não é um cara rico ou ambicioso.
-A ambição guri, é como o horizonte, recua à medida que avançamos.
-Alguma vez vc se culpou por não ser um fazendeiro ou por ser algo pobre?
-Guri, tu não entendes nada, todos nós já nascemos ricos, e feliz d´ aquele que compreende isso e procura aumentar a sua fortuna.
Se eu me acha-se pobre um dia, não ia me culpar, ia me acusar por não ser poeta o suficiente para extrair as minhas riquezas.
Todo homem é assim guri, faz tudo para ouvir o tintilar das moedas, o estalo das palmas e o gemido das mulheres.
-Olha, vc tem um pensamento bem profundo Nica, não sei como não ficaste rico na vida.
-Ai que está teu engano, eu sou um homem rico e acompanho a procissão, não vivo perseguindo santo.
-Como assim Nica? Explica-me melhor.
-Olha guri, o homem vale pelo que sofreu e esqueceu.
Muitos por ai estão gastando o dinheiro que não fizeram por onde ganhar, comprando coisas que não precisam para impressionar pessoas que não gostam.
-Mas o que vc acha dos ricos que tem por ai, meu amigo, vc não queria ser um deles?
Olha Enrique, quem passa a maior parte do tempo ganhando e guardando dinheiro geralmente descobre que as coisas que mais quer não podem ser compradas.
-É verdade Nica, olha vc sempre foi um cara totalmente especial para mim, não tanto pela tua forma de agir e sim pela profundidade que atinges o meu sentimento.
E vou-te dizer, vc é um cara cheio de prosa, com boa filosofia de vida e muito ativo sempre, nunca parastes de trabalhar.
-É guri, a rosa da felicidade não se abre para quem dorme.
-Falando em felicidade, como está tua vida amorosa?
-Eu já cultivei a flor do amor, já procurei ouvir a voz de Deus, ainda não esgotei a taça do prazer, e a minha vida não foi em vão.
-Sim mais Nica, vc está banguela, cadê a tua perereca?
-Ela pulo meu guri, quando caia no chão eu punhava de novo agora ela caiu lá na meleca e dancei, só fazendo outra.
-Como que aconteceu?
-O culpado foi o mão de vaca do dono do empório, colocou uma placa no banheiro para economizar água: “Se estiver amarelo deixe como está, se estiver marrão dê descarga”
Ai a perereca pulou no marrão, o que vc faria nesse casso?
-Eu dava descarga!
-Foi o que eu fiz, agora só esperar o próximo pagamento.
-É vai logo fazer outra Nica se não vc fica muito feio e as piás vão ficar longe de vc.
-Eu feio? Feio é encoxar a mãe no tanque meu fio.
-Mas que conversa é essa Nica, vc nunca foi safado!!!!????
-Tu não sabes o que se oculta por trás das aparências, e agora vou encilhar o meu jumento e dar umas voltas, hoje vou ficar à toa que nem passeio de cobra.
-Pois é Nica e eu vou pro rancho passar o dia todo que nem lagarto na pedra.
-Manda abraço pro Gertulino ,o Ponciano e pros tios, amanhã estarei lá.
-Tchau Nica, valeu irmão, prazerão de te encontrar.

Esse cara sempre foi o máximo, ele é um homem rico, aquele que se contentou com a sua pobreza.
Pior se fosse um descontentado, seria um rico transformado em pobre.

Enrique Andres

Nenhum comentário:

Meu cartão

Quem sou eu

Minha foto
Alguns me acham diferente, tal vez porque não frequento igrejas, me comunico direto com Deus. Outros afirmam que tenho muita beleza, interna claro. Baixo colesterol, alta testosterona, pressão normal, coração a mil, sempre pronto para amar, dosse altas de carinho, uma alma receptiva e nobres sentimentos.Que beleza!!! E vocês ainda querem que eu seja bonito? Mas que covardia. Sou pelo menos "interessante" Como broche de ouro, a minha mania de fazer amigos, com pessoas simples, assim como você e outros tantos que alimetam os meus sonhos, o meu ego, compartilham os meus momentos, me fazem rir e até chorar. E nesta troca de sentimentos desfrutamos juntos as nossas emoções que é o alimento de nossa vida espiritual. Agradeço a sua visita, a sua companhia. Leiame e por favor......me ensine algo, enriqueza a minha vida, adoro muito aprender. Bem vindos aqueles que sabem conjugar em todos os tempos o verbo "AMAR"

Paradas legais

Seguidores