domingo, 26 de dezembro de 2010

Uma Lição de Amor

Foi num Natal, há muitos anos atrás, minha filha maior ganhou o seu presente como todas as outras meninas.
Ela tinha pedido ao Papai Noel, uma boneca grande, muito linda que viu na loja de brinquedos.
E o pedido foi concretizado, nada melhor que a satisfação de ver uma criança com um sonho realizado.
Então nós fomos no outro dia viajar para Montevidéu, a família toda a passar o fim de ano por lá, pois o Natal o festejamos com a outra metade da família aqui em São Paulo.
Tinha-nos chegado no sul, em Santa Vitória do Palmar, próximo da fronteira quando presenciamos uma chuva torrencial que já durava alguns dias.
Nesse dia tinha parado mas as conseqüências que ela deixou foram terríveis, casas alagadas, pontes derrubadas, em fim, todo o drama que uma forte chuva pode provocar numa cidade pequena, com pouca infraestrutura.
Na hora de atravessar uma pequena ponte paramos um pouco para esperar as águas baixarem.
Os filhos saíram do carro para esticar as pernas e foi quando de repente apareceu uma menina com a idade aparente da minha filha, uns seis a sete anos.
A aparência dela era desastrosa, mesmo assim bem bonita, com seus olhos grandes e lânguidos, pobremente vestida, com um aspecto de pessoa sofrida.
Vai saber qual a sua historia, a sua família ou o trato que ela recebe.
Quando se aproximou da minha filha ficou demoradamente observando a boneca que estava em seus braços, que tinha recém ganho e não soltava para nada.
Não demorou muito a minha filha lhe pergunta: -Gostou da minha boneca?
-Sim, ela declarou num vagaroso olhar e parco pronunciamento.
-Você tem alguma boneca? Minha filha indagou.
-Não, foi a sua seca resposta.
Num gesto por mim inesperado, minha menina esticou os braços e ofereceu a boneca para ela dizendo: -Agora já tens uma.
Eu fiquei boquiaberto, a mãe dela também, não podíamos acreditar que nossa menina estava se desprendendo do seu melhor brinquedo e oferecendo-o a uma pessoa estranha, no caso essa menina pobre.
De imediato a mãe quis interceder, disser-lhe que estava errado fazer isso.
Mas na hora eu compreendi, que ela estava preferindo fazer uma boa ação do que ficar com o seu brinquedo novo.
Cheguei lá de imediato e expliquei para a mãe: -Deixa ela, está bem assim.
A solidariedade foi um sentimento mais forte na menina do que a posse do brinquedo.
Falei: -Depois a gente compra outra igual ou maior, deixa assim mesmo.
Parecia como se um sentimento divino, uma mão celestial estava dirigindo essa atitude.
Minha filha não ficou nem um pouquinho triste nesse momento nem depois.
Estava feliz pela ação realizada, o rosto de alegria daquela menina foi o maior pagamento e premio que ela teve.
E por que não dizer, até nós também.
No fim, não é todo dia que a gente pode acertar de dar um presente certo para a pessoa e na hora certa.
Nós adultos, acabamos levando a maior lição de amor das mãos de uma criança.
Foi muito bom assistir ao vivo o conselho de São Francisco: “É dando que se recebe”
Ela deu um presente, em troca recebeu uma alegria incomum, que não esquecerá por toda a vida.
Quanto temos para aprender com os filhos!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Enrique. Que coisa mais linda fez a sua fulha! Com certeza será uma grande humanista!. Precisamos de gente assim. Você sumiu do boteco. Senti sua falta apesar de termos conversado poucas vêzes. Um grande abraço. vava

Anônimo disse...

desculpe. escrevi fulha no lugar de filha. vava

Meu cartão

Quem sou eu

Minha foto
Alguns me acham diferente, tal vez porque não frequento igrejas, me comunico direto com Deus. Outros afirmam que tenho muita beleza, interna claro. Baixo colesterol, alta testosterona, pressão normal, coração a mil, sempre pronto para amar, dosse altas de carinho, uma alma receptiva e nobres sentimentos.Que beleza!!! E vocês ainda querem que eu seja bonito? Mas que covardia. Sou pelo menos "interessante" Como broche de ouro, a minha mania de fazer amigos, com pessoas simples, assim como você e outros tantos que alimetam os meus sonhos, o meu ego, compartilham os meus momentos, me fazem rir e até chorar. E nesta troca de sentimentos desfrutamos juntos as nossas emoções que é o alimento de nossa vida espiritual. Agradeço a sua visita, a sua companhia. Leiame e por favor......me ensine algo, enriqueza a minha vida, adoro muito aprender. Bem vindos aqueles que sabem conjugar em todos os tempos o verbo "AMAR"

Paradas legais

Seguidores